Visita à Casa S. José!


No passado dia 5 de dezembro celebrou-se o dia internacional do voluntariado, e as duas salas das crianças de 5 anos da nossa escola, “voluntariaram-se” para passar a manhã na Casa S. José (Manique), onde vivem as irmãs com idade já avançada, com o objetivo de respeitar e valorizar a população sénior, isto é, com maior experiência de vida. A intencionalidade pedagógica deste momento reforçou-se pelos benefícios desfrutados por ambas as gerações: o diálogo, o convívio e a interação do grupo.

As crianças foram muito bem recebidas pela Irmã Rosita, Irmã Rita e restantes irmãs, que num momento de partilha ensinaram uma canção e uma história de Jesus. Por sua vez as crianças tinham uma canção de Natal ensaiada que cantaram às irmãs e por fim uma pequena oferta que preparam previamente com bastante entusiasmo na escola.

Este convívio intergeracional foi mágico, pois se os olhos das irmãs transmitiram emoção pelas palavras e movimentos desta visita de tenra idade, as crianças por sua vez, mostraram grande alegria em conversar e serem escutadas pelas irmãs, assim como também na exploração do espaço exterior que é imenso, onde as crianças puderam correr à vontade nesse mesmo espaço.

Os adultos que acompanharam as crianças podem afirmar que foi muito bom ver e sentir a alegria das idosas em receber a visita das crianças, e o entusiasmo das nossas crianças desenvolvendo as suas relações afetivas, sendo estas visitas para repetir com certeza.

Partilhem-nos