Inspirado na frase bíblica que o Papa Francisco definiu como lema para a Jornada Mundial da Juventude 2023, – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39) – o tema pastoral proposto para o ano letivo 2022-2023 pretende ajudar-nos a preparar da melhor forma este grande acontecimento que se realiza em Lisboa, em agosto de 2023.
Com este tema, somos convidados a fazer a festa, a deixar que a nossa alegria interior transborde e seja verdadeiramente genuína.
O ato de celebrar enquadra-se no final de um ciclo, que começou com o escutar a voz de Deus (2020-2021), depois testemunhar a palavra de Deus (2021-2022), deixando tudo e partindo para a ação, uma ação que se pretende que seja transformadora, não só para nós próprios, como para os outros. Por fim, celebramos, manifestamos a alegria por estarmos a fazer o nosso caminho transformador, por percebermos o sentido da nossa vida, ultrapassando os vários desafios que vão surgindo e acreditando sempre na nossa força, sendo testemunhas da fé.
Celebrar é, antes de mais, dar-se conta do bem, dos dons recebidos, da satisfação, do agradecimento, do partilhar, valorizando tudo isto, tal como fez Maria. Ao tomar consciência do que Deus fez, Maria iniciou um caminho até junto da sua prima Isabel e de João Batista para partilhar com eles esta alegria, levando-os a participar desta festa! Desafia-nos, assim, ao encontro.
Celebrar a realidade divina do Amor de Deus em nós, leva-nos à exteriorização e a um estado de saída constante, por isso, este ano o foco é ser manifestação autêntica para o mundo desta alegria que se vive e celebra.
Não percas tempo: “Levanta-te e celebra!”