No primeiro confinamento, a minha realidade era outra: horários flexíveis, cólicas, fraldas, noites mal dormidas… um mundo novo que estava a viver enquanto mãe. Um desafio acrescido com esta pandemia que nos privou de tudo e todos!
Agora era chegada a hora de encarar um novo desafio: ser educadora atrás de um ecrã! Nós fomos formadas para estar em relação e ajudar a crescer no dia-a-dia mas as circunstâncias assim o exigem e tenho que me reinventar para chegar às crianças de uma forma interessante e atrativa levando um bocadinho da sala de jardim de infância até as suas casas.
Pesquiso, debato ideias com as minhas colegas, procuro a melhor forma de ser eficaz na comunicação, elaboro jogos e descubro programas que nunca tinha usado para transmitir os conteúdos às crianças e depois de tudo planificado espero ansiosamente pela hora da videoconferência. Perco o sono a pensar nos pormenores que não posso esquecer e fico a torcer para que a internet nesse dia não tenha falhas, para que as crianças vejam tudo o que preparei com empenho e possam participar.
Claro está que nem sempre corre como desejo mas fica a certeza da mesma vontade de ajudar a crescer e quebrar esta cinzenta normalidade do confinamento. Se conseguir levar e transmitir um pouco das cores e alegria do arco-íris e fazer as crianças esquecerem que estavam confinados em casa já me enche o coração pois estes dias não têm sido fáceis para ninguém.
Nada melhor do que um sorriso sincero atrás do ecrã para me incentivar a continuar este caminho e sentir que vale a pena todo o esforço realizado! Espero pelo dia em que nos vamos encontrar!
Carla Monteiro