Educação e Saúde estão intrinsecamente relacionadas e influenciam-se direta ou indiretamente.
A Educação para a Saúde promove o conhecimento de fatores relacionados com a Saúde, tendo influência na forma como os indivíduos interagem com a realidade que os circunda podendo implicar que crenças e atitudes sejam modificadas e/ou modificadas, assumindo-se como um fator facilitador da aquisição de capacidades, competências e comportamentos conducentes a um estilo de vida saudável.
Como todos os seres vivos, o Homem necessita de alimentos.
Hoje, a maioria das pessoas come mal. Uns comem em demasia, outros morrem de fome e, em muitos casos, cometem-se muitos erros alimentares que podem provocar graves doenças.
A Direção Geral de Educação, num processo de desenvolvimento e melhoria contínua, preocupa-se com as linhas orientadoras de Educação Alimentar a observar nas escolas a tempo inteiro.
Nesse sentido, um conjunto de estratégias e orientações são apresentados, de forma a adequar a alimentação às suas necessidades nutricionais.
Vários são os fatores que favorecem uma integração adequada de hábitos alimentares saudáveis, entre as quais a família que tem um papel importante na definição do padrão alimentar de criança. O ambiente familiar, as atitudes e os comportamentos dos pais vão influenciar positiva ou negativamente os hábitos alimentares dos seus filhos.
Uma vez que na sociedade hodierna as crianças passam parte do seu dia nas escolas e sendo estas últimas um complemento na educação das crianças, o ambiente nelas vivido bem como atitudes, comportamento dos professores, dos auxiliares de educação, dos funcionários e outros são de primordial importância no padrão alimentar das mesmas.
A escola assume, hoje em dia, um papel importante não só na identificação de valores comuns, mas também na transmissão das regras, atitudes e hábitos alimentares saudáveis.
A nossa Escola, Externato Nossa Senhora da Assunção, é um local onde os hábitos alimentares saudáveis estão a ser promovidos, melhorados, desenvolvidos e praticados através de um “caminho” ao longo do ano letivo. Desde a sensibilização aos Pais/Encarregados de Educação, alunos e da original atividade dos “Lanches saudáveis”, onde os mesmos contribuem diariamente.
Assim sendo, também celebramos o Dia Mundial da Alimentação de forma diferente todos os anos.