“Os espaços de educação pré-escolar podem ser diversos, mas o tipo de equipamento, os materiais existentes e a sua organização condicionam o modo como esses espaços e materiais são utilizados enquanto recursos para o desenvolvimento das aprendizagens.”
OCEPE, 2016
Desta forma é fundamental que o ambiente educativo assegure a todas as crianças bem-estar e pertença, que promova a autonomia e independência, que permita a todas as crianças e a cada uma sentirem-se seguras e agirem com confiança.
As salas do nosso jardim de infância estão divididas por diversas áreas onde as crianças passam e têm o tempo necessário para experimentar, comparar, construir, imaginar, criar e conhecer-se a si própria descobrindo que aprender é divertido. O material das áreas é estimulante e diversificado, de acordo com a faixa etária.
As salas estão divididas nas seguintes áreas:
Área do tapete de acolhimento
Onde as crianças são recebidas pela manhã, contam-se novidades aos colegas, ouvem-se histórias, cantam-se músicas, fazem-se jogos de grande grupo, procura-se conhecer mais e saber mais coisas, e onde se programa o dia.
Área das construções
Onde as crianças fazem construções com material diverso, fazem conjuntos, comparam na forma, tamanho ou cor.
Área da casinha
Onde a criança imita o outro, brinca ao faz de conta, afirma a sua identidade, exprime sentimentos, cria e recria o mundo à sua volta.
Área da garagem
Onde se fazem aprendizagens sociais importantes, estabelecem-se relações: a ordenar, a seriar, a classificar, aprende a trocar e a cooperar, aprendendo a estar em conjunto com os colegas.
Área da plasticina
Onde a criança faz modelagem estimulando a motricidade fina, experimenta sensações, e no jogo de faz e desfaz vai progressivamente adquirindo a noção de forma e volume.
Área de trabalho
Onde a criança estimula a criatividade, o sentido estético a coordenação oculomotora e tem ao seu dispor a oportunidade de explorar diversos materiais e técnicas diferentes, colar, cozer…; no fundo dar asas à imaginação e criar.
Área dos jogos calmos
Onde a criança desenvolve o raciocínio lógico-matemático, faz enfiamentos, faz jogos de encaixe, estabelece relações de inúmeros conceitos.
Área da biblioteca
Onde a criança aprende a folhear um livro e cria o hábito de o manusear. Observando as imagens, interpreta-as, desenvolve a imaginação e desenvolve o interesse pela leitura.
Área do quadro
Onde a criança tem acesso a materiais que potenciam a expressão e a comunicação, nomeadamente o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.
Área das peças soltas
Onde a criança encontra uma variedade de materiais não estruturados, que apelam à sua criatividade.
Área das ciências
Onde a criança aborda as ciências de forma lúdica, dando intencionalidade educativa a todo um processo de observação.
Carla Monteiro
Educadora de Infância