Caminhada da Quaresma 2022


Esta semana entramos na Quaresma e, ao longo dos próximos dias propomos uma caminhada, em comunidade e em família, unidos em oração ao encontro com Jesus.
 
Já temos o nosso Passaporte Quaresmal preparado para esta importante viagem que, a cada semana, nos traz, juntamente com o Evangelho, uma reflexão e um desafio. Depois de cumprido o desafio semanal, cada viajante receberá o devido “carimbo”, confirmando que está pronto para seguir para a próxima etapa. 
 
 
Tendo em conta o nosso contexto em Igreja, esta dinâmica assenta num princípio sinodal: “No caminho acompanhamos Jesus e Jesus acompanha-nos sempre”, considerando que a Quaresma não é uma viagem individual, é sempre um caminho percorrido com Jesus, em família e em comunidade
Quem caminha com Jesus é desafiado a ser sempre “mais” e a dar o melhor de si, consciente de que o melhor de cada um de nós faz crescer a graça na nossa família e na nossa comunidade.
 

 
 

1.ªSEMANA | Com Jesus escolho o Bem

EVANGELHO | LC 4, 1-13
Naquele tempo, Jesus, (…) esteve no deserto, (…) e foi tentado pelo Diabo. Nesses dias não comeu nada e, (…) passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe «Está escrito: “Nem só de pão vive o homem”. O Diabo mostrou-lhe num instante todos os reinos do terra e disse-Lhe: (…) «Se te prostares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: “Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto”». Então o Diabo levou-O a Jerusalém, (…) e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-Te daqui abaixo, porque está escrito». (…) Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: “Não tentarás o Senhor teu Deus”». Então o Diabo, (…) retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.
 
PARA PENSAR
Nesta primeira semana, acompanhando as tentações de Jesus, podemos também compreender como todos podemos ser, uns para os outros, ou “tentadores” que desviam do bem, ou “bons conselheiros” que procuram ajudar a encontrar o caminho a seguir … Porque nos ama, Deus indica-nos o bom caminho a seguir. Porque queremos amar como Jesus, ajudamos também os outros a fazer o bem!
 
DESAFIO
Pratica uma boa ação em cada dia. Regista-a e guarda-a numa caixinha.
 

 
Quaresma Semana 02
 

2.ªSEMANA | Com Jesus caminho para a Luz

EVANGELHO | LC 9, 28b-36
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspeto do seu rosto, e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com ele: eram Moisés e Elias. (…) Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Não sabia o que estava a dizer. (…) Da nuvem saiu uma voz que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: Escutai-O». Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto. 
 
PARA PENSAR
Nesta segunda semana, podemos compreender como Deus, porque nos ama tanto, nos quer envolver na luz do Seu amor. Porque queremos ser misericordiosos como Jesus, procuramos também estar atentos, ajudar, escutar, consolar quem está triste.
 
DESAFIO
Acender uma vela e rezar o Pai-Nosso em família diariamente.
 

 
 

3.ªSEMANA | Com Jesus transformo a minha vida

EVANGELHO | LC 13, 1-9
(…) Jesus disse então a seguinte parábola: «Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: “Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há de estar ela a ocupar inutilmente a terra?”. Mas o vinhateiro respondeu-lhe: “Senhor, deixai-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano”.»
 
PARA PENSAR
Na terceira semana acolhemos os ensinamentos de Jesus que quer cuidar de nós: é Ele o nosso grande Mestre! E porque queremos ser misericordiosos como Jesus, procuramos também ensinar quem não conhece Jesus e a sua Palavra. 
 
DESAFIO
Oferecer uma flor – natural ou feita por ti – a alguém mais só.
 

 
 

4.ªSEMANA | Com Jesus encontro-me com o Pai Misericordioso

EVANGELHO | LC 15, 1-3; 11-32
(…) Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: “Pai, dá-me a parte da herança que me toca”. O pai repartiu os bens pelos filhos. Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida dissoluta. (…) Pôs-se a caminho e foi ter com o pai. Ainda ele estava longe quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: “Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho”.(…) Disse o pai ao outro filho: “Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado”.»
 
PARA PENSAR
Na quarta semana contemplando a misericórdia do Pai que perdoa, que faz festa sempre que o filho volta a casa, também nós somos desafiados a viver o perdão. Saber pedir desculpa quando fazemos algo de errado, saber perdoar quando alguém nos ofende, é uma forma muito especial de viver na misericórdia de Deus. 
DESAFIO
Celebrar a Festa do Perdão (1.º, 2.º e 3.º Anos) ou o Sacramento da Reconciliação (4.ºAno).
 

 
 

5.ªSEMANA | Com Jesus aprendo o Perdão

EVANGELHO | Jo 8, 1-11
(…) Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adultério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés mondou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?». Jesus ergueu-Se e disse-lhes: «Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra». (…) Jesus ergueu-Se e disse-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e não tornes a pecar».
 
PARA PENSAR
Nesta quinta semana, vemos como Jesus perdoou e convidou uma mulher a “não tornar a pecar”. Também Maria nos convida a não ofender mais a Nosso Senhor. Do Céu vem a ajuda para corrigir os nossos caminhos. E também nós podemos ajudar os outros a corrigir os seus caminhos quando percebemos que alguém está a fazer o mal. 
DESAFIO
Esta semana pede sempre desculpa a alguém que ofendas ou magoes.
 

 
 

6.ªSEMANA | Com Jesus caminho para Jerusalém

EVANGELHO | Lc 23, 1-49
(…) Então levaram o jumentinho a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho. Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar alegremente a Deus em voz alta por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do senhor. Paz no Céu e Glória nas alturas!». Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras».
 
PARA PENSAR
Contemplando Jesus que, na cruz, antes de morrer por nós, é ainda capaz de pedir ao Pai que perdoe aos que O estavam a crucificar, faz-nos perceber como Deus tem paciência connosco e com os nossos pecados. Também nós, acolhendo a Vida que Jesus oferece por nós, podemos viver suportando com paciência as fraquezas do próximo. 
DESAFIO
Prepara o teu ramo para acolher Jesus (com ramos de oliveira, ou outros ramos verdes) e coloca-o num local visível do exterior da tua casa. 
 
Partilhem-nos