Caminhada da Quaresma 2023


Iniciámos a Quaresma, o caminho de preparação para a Páscoa, que este ano te desafia a abrir as portas do teu coração, descobrindo que “Deus vem ao teu encontro…”.
 
Maria irá acompanhar-nos neste caminho até à Pascoa que nos levará ao ENCONTRO connosco próprios, com Jesus, com os outros.
 
Convidamos todas as famílias a juntarem-se a nós nesta caminhada, respondendo aos desafios que serão lançados ao longo do percurso.
Vamos juntos?
 
 
 
 
Os nossos alunos já receberam um porta-chaves onde vão reunir, ao longo das próximas 5 semanas, as várias chaves que abrem as portas do nosso coração, permitindo concretizar este tempo de ENCONTRO. 
 
Deixamos como proposta que em cada casa seja desenhada / construida uma porta, num cantinho de oração onde este percurso que faremos juntos possa ir ganhando forma. 
 
Aqui partilharemos os desafios e reflexões para cada uma das próximas semanas.
 
 
Uma Santa Quaresma para todos!
 

 


 

1.ªSEMANA | ENCONTRO-ME

Com Maria… Acolho o BEM que sou!

 

 

EVANGELHO | MT 4, 1-11

Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.

Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’

Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

 

PARA PENSAR

A chave da primeira semana abre uma porta do nosso coração que nos leva ao ENCONTRO connosco próprios, desafiando-nos a acolher o BEM que vive dentro de cada um de nós.

Tal como Jesus no deserto, muitas vezes somos tentados a seguir caminhos que não nos fazem bem. É reconhecendo e agradecendo o BEM que somos e que temos que nos colocamos no bom caminho. Prestemos então atenção à presença de Deus no nosso coração e sigamos confiantes no caminho que Ele escolheu para nós.

 
DESAFIO

A primeira chave da nossa caminhada convida-nos a AGRADECER.

Assim, ao longo desta primeira semana recorta a tua chave, escreve nela as coisas que te deixam feliz e junta-a ao teu porta-chaves, no cantinho de oração.

Boa caminhada!

 


 

2.ªSEMANA | ENCONTRO-ME COM A FAMÍLIA

Com Maria… Encontro a Luz de casa!

 

 

EVANGELHO | MT 17, 1-9

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».

 

PARA PENSAR

A chave da segunda semana abre uma porta do nosso coração que nos leva ao ENCONTRO com a família, convidando-nos a identificar nela a LUZ de Deus.

“Este é o meu filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O!”

Deus torna-se presente para nós através dos outros, sobretudo daqueles que nos são mais próximos. Posso Escutá-Lo e Servi-Lo, acolhendo, respeitando, escutando-os e ajudando os que estão ao meu lado.

 
DESAFIO

A chave da segunda semana convida-nos a COLABORAR, encontrando Deus naqueles que nos são mais próximos.

Ao longo desta semana procura estar mais atento aos outros, partilhando com eles os acontecimentos importantes do teu dia, ouvindo-os com curiosidade e ajudando-os nas pequenas tarefas do dia a dia.

Junta esta chave ao teu porta-chaves da Quaresma e convida a tua família para rezarem juntos uma Avé Maria.

Boa caminhada!

 


 

3.ªSEMANA | ENCONTRO-ME COM OS OUTROS

Com Maria… Encontro a Vida!

 

EVANGELHO | JO 4, 5-42 

Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar (…) onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. (…) Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». (…) Respondeu-Lhe a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?». De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. 

Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?» Disse-Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, – suplicou a mulher – dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la». Disse-lhe Jesus: «Vai chamar o teu marido e volta aqui». Respondeu-lhe a mulher: «Não tenho marido». Jesus replicou: «Disseste bem que não tens marido, pois tiveste cinco, e aquele que tens agora não é teu marido. Neste ponto falaste verdade». Disse-lhe a mulher: «Senhor, vejo que és profeta. Os nossos antepassados adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, acredita em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos Judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-l’O em espírito e verdade». Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier, há de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». 

(…) A mulher deixou a bilha, correu à cidade e falou a todos: «Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será Ele o Messias?». Eles saíram da cidade e vieram ter com Jesus. (…) Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher, que testemunhava: «Ele disse-me tudo o que eu fiz». Por isso os samaritanos, quando vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo». 

  

PARA PENSAR

A chave da terceira semana abre uma porta do nosso coração que nos leva ao ENCONTRO com os outros, desafiando-nos a reconhecer neles a VIDA que vem de Deus e convidando-nos a RESPEITAR aqueles que se cruzam no nosso caminho. 

No Evangelho desta semana Jesus encontra-se com uma Samaritana e, ultrapassando as barreiras culturais da época, inicia com esta mulher uma conversa inesperada. 

Que muros estou eu a criar que me separam dos outros e me impedem de os respeitar? Como posso eu, à semelhança de Jesus, acolher cada um dos que se cruza no meu caminho, pondo de parte as diferenças que nos separam? De que forma posso levar Jesus aos outros, partilhando a “Água Viva” e saciando as “sedes” dos que estão ao meu lado? 

 
DESAFIO

A chave da terceira semana convida-nos a RESPEITAR, reconhecendo nos outros a VIDA que vem de Deus.  

Assim, ao longo desta semana, somos desafiados a acolher todos os que se cruzam no nosso caminho, ultrapassando as diferenças que possam criar afastamento.  

Junta mais esta chave ao teu porta-chaves da Quaresma e nos próximos dias fica atento a todas as oportunidades que possam surgir para elogiar ou ajudar alguém que precise.

 

Boa caminhada!

 


 

4.ªSEMANA | ENCONTRO-ME COM A IGREJA

Com Maria… Encontro-me com a Misericórdia!

 

EVANGELHO | JO 9, 1-41 

Naquele tempo: ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quem pecou para que nascesse cego: ele ou os seus pais?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele. É necessário que nós realizemos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mudo, eu sou a luz do mundo.” Dito isto, Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. 

Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele.” Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo! 

Então lhe perguntaram: “Como é que se abriram os teus olhos?” Ele respondeu: “Aquele homem chamado Jesus fez lama, colocou-a nos meus olhos e disse-me: ‘Vai a Siloé e lava-te’. Então fui, lavei-me e comecei a ver.” Perguntaram-lhe: “Onde está ele?” Respondeu: “Não sei. 

Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo! 

Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado.” Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais? 

E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta. 

Então, os judeus não acreditaram que ele tinha sido cego e que tinha recuperado a vista. 

Chamaram os pais dele e perguntaram-lhes: “Este é o vosso filho, que dizeis ter nascido cego? Como é que ele agora está enxergando?” Os seus pais disseram: “Sabemos que este é nosso filho e que nasceu cego. Como agora está enxergando, isso não sabemos. E quem lhe abriu os olhos também não sabemos. Interrogai-o, ele é maior de idade, ele pode falar por si mesmo.” Os seus pais disseram isso, porque tinham medo das autoridades judaicas. De fato, os judeus já tinham combinado expulsar da comunidade quem declarasse que Jesus era o Messias. 
(…) Então, os judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego. Disseram-lhe: “Dá glória a Deus! Nós sabemos que esse homem é um pecador.” Então ele respondeu: “Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo.” Perguntaram-lhe então: “Que é que ele te fez? Como te abriu os olhos?” Respondeu ele: “Eu já vos disse, e não escutastes. Por que quereis ouvir de novo? Por acaso quereis tornar-vos discípulos dele?” Então insultaram-no, dizendo: “Tu, sim, és discípulo dele! Nós somos discípulos de Moisés. Nós sabemos que Deus falou a Moisés, mas esse, não sabemos de onde é.” Respondeu-lhes o homem: “Espantoso! Vós não sabeis de onde ele é? No entanto, ele abriu-me os olhos! Sabemos que Deus não escuta os pecadores, mas escuta aquele que é piedoso e que faz a sua vontade. Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se este homem não viesse de Deus, não poderia fazer nada“. 

Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. 

Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?‘ Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo.” Exclamou ele: “Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus. 

Então, Jesus disse: “Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não veem, vejam, e os que veem se tornem cegos.” Alguns fariseus, que estavam com ele, ouviram isto e lhe disseram: “Porventura, também nós somos cegos?” Respondeu-lhes Jesus: “Se fôsseis cegos, não teríeis culpa; mas como dizeis: ‘Nós vemos’, o vosso pecado permanece.“. 

  

PARA PENSAR

Mais uma porta se abre dentro do nosso coração nesta quarta semana da Quaresma. A quarta chave convida-nos ao ENCONTRO com a Igreja, descobrindo a Misericórdia e reconhecendo a importância do Perdão. 

No evangelho desta semana Jesus restitui a visão a um cego de nascença, manifestando-se através deste milagre como luz do mundo, com a missão de nos libertar da escuridão.  

De que forma também nós somos cegos? Será que temos consciência da nossa necessidade de Jesus? Por vezes achamos que já sabemos tudo e, nesse lugar de superioridade, vivemos na escuridão, não permitindo que a Luz de Deus entre no nosso coração.  

Só estando conscientes da nossa fragilidade, das nossas fraquezas, e da nossa necessidade do perdão é que abrimos espaço para a misericórdia de Deus. 

 

DESAFIO

A chave da quarta semana convida-nos a reconhecer as nossas fragilidades e a PERDOAR. 

Ao longo destes dias, procura pedir desculpa sempre que for necessário e dispõe-te também a perdoar os outros.  

 

Boa caminhada!

 

 

5.ªSEMANA | ENCONTRO-ME COM JESUS

Com Maria… Encontro o Perdão!

 

 

EVANGELHO | JO 11, 1-45

Naquele tempo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.

Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.

Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”.

Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.

Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.

Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?

Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Jesus ficou profundamente comovido e perguntou: “Onde o colocastes?

Responderam: “Vem ver, Senhor”. E Jesus chorou. Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!

Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?

De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. Disse Jesus: “Tirai a pedra!

Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”.

Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?

Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”.

Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!

O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!

Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

 

PARA PENSAR

A chave da quinta semana abre uma porta do nosso coração que nos leva ao ENCONTRO com Jesus, convidando-nos a Escuta-Lo.

No Evangelho desta semana ficamos a conhecer a história da ressurreição de Lázaro, uma história de Fé,  em que Jesus nos desafia- a “abrir o túmulo”, acreditando na possibilidade de um milagre. Em que túmulos nos fechamos que nos impedem de ver a luz? 

Escutamos a voz de Jesus que nos diz “Sai para fora!”? Estamos dispostos a libertar-nos dos nossos vícios e pecados, para ressuscitarmos interiormente para uma vida mais Santa? Escutemos, assim, a voz de Cristo, permitindo que ele nos ressuscite e nos conceda uma nova vida, na Sua presença. 

DESAFIO

A quinta chave da nossa caminhada convida-nos a ESCUTAR Jesus e a permitir que a sua voz transforme a nossa vida.

Recorta a tua chave, escreve nela alguns dos desafios que te impedem de escutar Jesus e junta-a ao teu porta-chaves Quaresmal.

Na hora de deitar, dispõe-te a conversar com Jesus, escutando-O e agradecendo a bênção de mais um dia.

 

Boa caminhada!

 


 

 

Partilhem-nos