Testemunhos – Madre Mazzarello


“Estai Sempre Alegres!”

Frase simples de Madre Mazzarello, mas que reflete o meu sentimento profundo em relação à vivência entre todas as casas das Irmãs Salesianas, no dia 9 de maio. Que alegria estarmos juntas, mesmo à distância, partilhando os nossos trabalhos realizados com tanto empenho, carinho e alegria. Que emoção ao rever as Irmãs da casa de São José, maravilhosas, cantando para todos os presentes. Relembrar a vida de Maín, que se dedicou de corpo e alma aos outros, é sempre um alimento para o espírito, que nos enche de Fé e Esperança num mundo melhor. A presença da Madre Geral, as suas palavras, fizeram-nos refletir muito bem, sobre a nossa missão numa Casa Salesiana: ser exemplo, estar alegre, amar a oração. Em poucas palavras, podemos resumir que todos os momentos vividos neste dia, foram, como diria Madre Mazzarello, “Atos de Amor”! Clara Jardim

____

Todos juntos com Maín em família

Foi com grande entusiamo que aceitámos o desafio de partilhar convosco a nossa experiência da festa e celebração do nascimento de Santa Maria Mazzarello. All Toghether Maín foi mesmo isso, apesar das distâncias físicas estivemos Todos Juntos com Maín, unidos por esse seu fio colorido de alegria e amor que Viana do Castelo tão bem nos ilustrou. Ao longo daquela tarde reinou a alegria, logo a começar pelos apresentadores, embaixadores de simpatia e boa disposição, levando-nos de Paranhos da Beira a Faro sempre alegres e com muito humor! As apresentações das várias casas e escolas da comunidade foram tão variadas nos seus estilos, todas com enorme qualidade, imaginação e criatividade, permitindo conhecer melhor a vida e a obra de Santa Maria Mazzarello ou, noutros casos, lembrando pormenores dos seus ensinamentos e forma de estar. Todas nos trouxeram diferentes e complementares olhares de Maín que nos enriquecem. Que magnífica festa de talentos! A partilha e festa continuaram, até que nos encontrámos novamente para rezar o terço, mais uma vez, de norte a sul do país, como se não houvesse longe nem distância, todos juntos de novo com Maín e sobre o manto de Maria Auxiliadora. Foi um momento de oração em comunidade especialmente bonito. E enquanto família, com filhos de diferentes idades, a mais nova com 6 anos e o mais velho com 21, foi muito importante para nós estarmos presentes e participarmos ativamente, pois esse encontro pela e na oração fortalece-nos enquanto indivíduo, enquanto família e enquanto comunidade escolar salesiana e é um testemunho vivo da Fé e do amor de Deus que transmitimos aos nossos filhos. Na nossa comunidade escolar, a festa de Maín terminou com a celebração eucarística no primeiro dia de aulas: todas as crianças do 1º ano ao 4º ano juntas na missa! Foi encantador ver a forma como participaram, como escutaram a homília e como cantaram, dos mais pequenos aos mais crescidos, todos em perfeita harmonia, rezaram cantando:

                “Que o caminho de Maria

                Possamos continuar

                Com alegria e humildade

                A acolher e a cuidar”

Seguindo o que Santa Maria Mazzarello pediu às meninas a quem ensinava a costurar: “cada ponto que seja um ato de amor a Deus” também nesta festa e celebrações, cada momento foi isso mesmo, um ato de amor a Deus. Sentimo-nos gratos por termos participado, em família, destes momentos, foi uma alegria e um privilégio, mas também assumimos a missão de partilhar e de viver diariamente o que recebemos. Mariana Abreu Loureiro (mãe no ENSA)

 

 

Partilhem-nos