Texto Home


Alegrai-vos e exultai!

Apesar de a primavera nos ter brindado com copiosas chuvas é sempre portadora de vida nova e de alegria manifestas nas flores que desabrocham e no sol que prolonga a claridade do dia!
Com a primavera acontece a celebração do maior acontecimento da História cristã – a Páscoa! Fazemos memória da vida, morte e ressurreição de Jesus, por amor e salvação de todos! A Páscoa é uma celebração, de tal forma importante para a fé cristã, que não termina no domingo de Páscoa; prolonga-se durante cinquenta dias no chamado tempo pascal. Nele revisitamos a experiência da novidade e da transformação vivida pelos apóstolos de Jesus e pelos seus seguidores nos alvores da Igreja.
Trazemos para o hoje da nossa vida a alegria de Cristo Ressuscitado, presente em nós e no meio de nós, a dizer-nos, de tantas formas: Sou Eu, não temais! Eu estou sempre convosco!
Com o empenho e a surpresa dos primeiros discípulos, procuremos os sinais do Ressuscitado no nosso coração, na Igreja, no mundo! Deixemos que Ele nos surpreenda! Deixemos que Ele nos saia ao caminho, nos surpreenda e nos conduza para a verdadeira felicidade.
É isto que o Papa Francisco nos indica na preciosa Exortação Apostólica com que nos presenteou recentemente: “Alegrai-vos e exultai (Mt 5, 12), diz Jesus a quantos são perseguidos ou humilhados por causa d’Ele. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, ao chamamento à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: «anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17, 1).
Ousemos a aventura da fé e da santidade!

Bom terceiro período.

A Direção